Como precificar seu produto ou serviço?

Como precificar seu produto ou serviço?

Até estava certo, mas pelo motivo errado.

Quase todos os lojistas se utilizam da numeração imediatamente abaixo do valor redondo do produto. É aquele famoso centavinho que não deixam o R$ 19,99 virar R$ 20,00.

Pois é… falar disso parece chover no molhado, porém descobriu-se novos motivos para a utilização desses números quebrados.

Pesquisas recentes na área de neuromarketing mostram que as razões que os clientes reagem melhor a um valor de R$ 499,00 do que ao de R$ 500,00 estão mais ligadas à aparente precisão do número ímpar e quebrado.

Consumidores que acharam uma torradeira de R$ 20,00 cara disseram que deveria custar entre R$ 17,00 e R$ 18,00, enquanto um mesmo número de consumidores que se depararam com a mesma torradeira a R$ 19,95 afirmaram que baixar o valor para R$ 19,75 ou R$ 19,50 seria o desconto ideal.

Isso se deve à criação de parâmetros de ancoragem de valor em nosso cérebro, onde se acredita que aqueles números quebrados estão lá por motivos racionais, onde se estabeleceu um custo do produto e apertada margem de lucro para chegar àquele valor.

No caso dos números redondos, se intui que aquele valor foi “chutado”  e calculado sem muito critério. Além disso, quando se negocia um desconto, o comprador geralmente se utiliza de números também redondos para fazer sua proposta.

Ainda se ouve muito “as pessoas não se iludem com R$ 0,01 de desconto”. As pessoas realmente podem não se iludir com o preço mais exato, mas podem atribuir um valor mais alto ao produto em si.