Já pensou em usar um produto chamariz para vender mais?

Já pensou em usar um produto chamariz para vender mais?

Ofereça a seus consumidores produtos ou serviços similares, porém um inferior, mas com preço muito parecido. Embora seja improvável que venda o produto inferior, a tendência é alavancar muito a venda do outro. Quer ver?

Uma pesquisa simples de Dan Ariely, pesquisador de técnicas de neurociência, foi realizada com ofertas de assinatura de uma revista, da seguinte forma:

Dois grupos de participantes viram uma das ofertas abaixo para assinatura da revista The Economist:

Oferta A
U$ 59 – Assinatura somente online (68 escolhas)
U$ 125 – Assinatura online e impressa (32 escolhas)
Renda Prevista – U$ 8.012

Oferta B
U$ 59 – Assinatura somente online (16 escolhas)
U$ 125 – Assinatura somente impressa (0 escolhas)
U$ 125 – Assinatura online e impressa (84 escolhas)
Renda Prevista – U$ 11.444

Na verdade, as duas ofertas são idênticas, a não ser pela inclusão da assinatura somente impressa na oferta B, que teoricamente ocasionou o impacto de 43% nas vendas.

Eis então um belo exemplo do uso de produtos chamariz, que serviu para que a outra oferta se parecesse irresistível.

Uma grande quantidade de ofertas similares pode levar o consumidor a irritar-se, e até mesmo desistir da compra. A oferta chamariz o direciona para uma compra melhor, alivia seu stress e gera lucros. Enfim, um excelente negócio para todos.